por Rui Almeida

 

 

2 DE NOVEMBRO 2010 2 DE AGOSTO 2010

 

Vitória de Rui Almeida/Jorge Areal

Filipe Matias/Ricardo Rocha também no pódio

 

 

A dupla composta pelo nosso Ás Rui Almeida e Jorge Areal dominou em toda a linha a 5ªprova do Desafio Único.

A prova foi disputada em condições climatéricas muito difíceis e Almeida fez todos recordarem a sua prova de estreia, precisamente nesta pista há 12 meses atrás, só que desta vez, venceu mesmo!

Na sua manga de 25 minutos, o piloto não arrancou bem do segundo lugar, mas recebeu de bandeja a primeira posição logo no final da recta da meta, depois de um exagero do então pole-man Pedro Matias.

A partir desse momento, Almeida acabou por fazer uma prova relativamente tranquila rumo à vitória, já que quando Pedro Matias chegou ao segundo lugar, era tarde para tentar chegar à vitória.

Quase todos os ASES estiveram em destaque nas provas individuais.

Filipe Matias foi terceiro na manga A, que foi bem mais disputada no que toca à luta pela vitória. Jorge Meireles foi oitavo e Pilar Lima 18ª classificada.

Na manga B e para além da vitória de Almeida, Vitor Ramos foi quarto classificado depois de ter rodado em segundo durante algum tempo. Ricardo Rocha foi oitavo, enquanto que o líder do troféu Tiago Martinho não ia além do 12º lugar.

Para a corrida mais importante a dupla Areal/Almeida saiu da pole (com Areal ao volante) e praticamente não foi incomodada rumo à vitória.

A dupla apenas cedeu o primeiro lugar por altura das trocas de pilotos, mas rapidamente assumiu a liderança, terminando com praticamente 10 segundos de avanço.

Os ASES também fizeram segundo nesta manga, através de Filipe Matias/Ricardo Rocha. A dupla encontrava-se em quinto lugar no início das trocas de pilotos, subindo um lugar na boxe. Daí até final, a dupla ainda fez boa recuperação que a guindou ao segundo lugar final.

Jorge Meireles/Vitor Ramos voltaram a obter um bom resultado - sexto lugar, enquanto que Tiago Martinho era algo infeliz ao ser vítima do excesso de alguns adversários - terminaram em oitavo lugar.

Pilar Lima desta vez não esteve tão bem e terminou em 21º lugar.

Falta uma prova para o fim do troféu - Portimão e os ASES têm três carros a discutir o título:

O nr 2 de Filipe Matias/Ricardo Rocha que está em muito boa posição, pois não depende de ninguém para ganhar, o 33 de Tiago Martinho que depende da dupla Matias/Rocha, mas ainda assim tudo é possível e finalmente Rui Almeida que com esta vitória, mantém ainda hipóteses matemáticas.

Mais do que pensar no título, que será muito difícil, terá isso sim, uma posição de fiel da balança na luta entre os dois carros de ASES e o de Pedro Salvador/Serôdio Borges.

Classificação final -

 

Jorge Meireles (24) persegue Jorge Areal (4), tendo a seu lado o estreante André Pinto (36) (foto gentilmente cedida por FOTO GTI)