por Rui Almeida

 

 

18 DE ABRIL 2010

DESAFIO ÚNICO 2010

(Foto gentilmente cedida por FOTOGTI)

 

Os ASES vão ter vários dos seus habituais participantes a competir na edição 2010 do Desafio e por isso mesmo vamos acompanhar muito de perto a categoria FEUP II, ou seja, a categoria onde pontificam os FIAT PUNTO.

Este ano o Desafio será ainda mais interessante, já que os participantes terão mais tempo de pista.

Ao contrário da edição anterior, cada prova será composta por três corridas (eram duas) disputadas ao Domingo.

Para além de sessões curtas de treinos livres e cronometrados no dia de prova, haverá na tarde do dia anterior uma sessão de treino livre de 4 horas.

Cada piloto fará uma corrida de 25 minutos, havendo posteriormente uma final de 50 minutos (mínimo) onde obrigatoriamente participarão os dois pilotos em conjunto.

O Desafio terá também pelo menos uma prova em rampa e aqui contará para a classificação final o somatório da melhor subida de cada piloto.

A primeira prova será no fim-de-semana de 1/2 de Maio na Rampa da Falperra que regressa após uns anos de interregno.

Ontem, decorreu no circuito de Braga um treino promovido pela organização do Desafio, onde estiveram muitos dos participantes, alguns ASES e onde foi possível verificar o estado de preparação de cada um.

Os principais animadores da edição 2009 estiveram lá - Os ASES Tiago Martinho, Filipe Matias, Rui Almeida e Ricardo Rocha, bem como Nuno Duarte, João Batista, Carlos Monteiro, Pedro Salvador, entre muitos outros repetentes e estreantes.

Vamos então saber quem eles são:

TIAGO MARTINHO o quarto classificado na passada edição foi autor de alguns dos melhores momentos do Desafio. Este ano vai manter-se na mesma estrutura de 2009 - Auto-Paraíso da Foz, mas com um novo companheiro de equipa que embora nunca tenha feito o troféu dos ASES é por todos nós conhecido - Tozé Ferreira. No treino de ontem, os tempos não eram importantes, pois o carro apresentava um motor com 14 km e precisava de rodar... muito!

FILIPE MATIAS - O nosso campeão de 2004  apresentou-se em Braga integrando uma nova estrutura encabeçada pelo conhecido Teófilo Tuna e um carro já com um bom nível de preparação. Sendo um piloto extremamente meticuloso, espera-se de Matias os melhores resultados. Será definitivamente um dos um dos pilotos da frente. Será acompanhado por outro ÁS - Ricardo Rocha que vai também para o seu terceiro ano de Desafio.

JORGE MEIRELES - Um dos mais antigos ASES vai para a quarta presença no Desafio e formou sempre dupla com outro participante do nosso troféu - Vitor Ramos. Em 2009 tiveram alguns azares, mas até ao GP da Boavista (que venceram) estavam na luta pelo título. Este ano a dupla mudou de estrutura, passando a contar com o apoio da JALCAR. Não participaram no teste de ontem em Braga - estavam no Estoril no CPGT, mas pela sua experiência e resultados serão sempre uma dupla a considerar.

 

RUI ALMEIDA - Foi o actor surpresa da última prova de 2009, na qual se estreou na categoria FEUP II e quase venceu!

Este ano Almeida abraça um novo projecto, integrando a estrutura de Vasco Campos e fará dupla com um dos mais rápidos e conceituados pilotos da categoria - Jorge Areal.

No treino de ontem, a dupla mostrou bom entrosamento, bom funcionamento e o carro apresentou já um índice de preparação elevado, tendo-se a equipa cotado como das mais rápidas do dia.

 

 

JOSÉ AGUIAR - Será um 'Rookie' e provavelmente o 'Rookie' de 2010. Aguiar fará dupla com o experiente Paulo Magalhães que em 2009 fez dupla com Ricardo Rocha.

Adquiriram o carro com que Rui Almeida se estreou na categoria e vão integrar a estrutura que preparou o carro em 2009 - a LANÇO SPORT.

A dupla não esteve em Braga, mas tem agendado um treinar particular para esta semana.