por Mário Fernandes

 

14 DE ABRIL 2009

 

Chegou o momento dos Ases se responsabilizarem pelas emissões de CO2 produzidas nas corridas.

 

A SAD estudou o perfil das corridas dos Ases tendo concluído que seria justa a plantação de 1m2 de árvores por cada corrida de forma a cancelar as emissões produzidas.

Uma jornada típica dos Ases desenrola-se num kartódromo com cerca de um quilómetro de perímetro, percorrendo-se entre 15 a 20 voltas em cada uma das 2 corridas disputadas por pelo menos 20 pilotos.

No final o conjunto percorre 800km e emite 0,06Toneladas de CO2.

Como curiosidade, cada Kart emite 72,9gr/Km, o que não é muito menos do que um carro vulgar que emite 170gr/Km e muito menos que as 12 Toneladas que cada um de nós emite por ano…

E 1m2 de árvores neutraliza os efeitos das emissões de CO2 em apenas 4 a 5kg/ano!

Façam agora as contas!

Para neutralizar em apenas um ano as emissões de uma só corrida, seria necessário plantar 12m2 de árvores. Alguns de vós dirão que uma árvore dura muitos anos e que durante esse tempo continuará a capturar CO2, pelo que talvez não seja necessário plantar tantas árvores! A SAD também ponderou este ponto e achou que seria justo fazer as contas assumindo que todas as árvores utilizadas para cancelar as emissões dos Ases o fazem em pleno durante 12 anos e a uma taxa de 5Kg/ano.

 

Com estes pressupostos, concluiu-se que seria necessário plantar um m2 de árvores por prova (2 corridas), de forma a cancelar as emissões de CO2 produzidas. O custo para plantar um m2 de árvores é 50€. Em cada prova, a cada piloto será cobrada uma “taxa ecológica” de 2,5€.

 

 Os Ases encontraram no Parque Biológico de Gaia o parceiro ideal para a concretização desta iniciativa, a quem irá entregar a quantia referente à totalidade das provas do Troféu 2009 dos Ases pelo Ares.

O nome dos Ases figurará em todas as publicações deste Parque.

 

Para mais informações sobre o Parque Biológico de Gaia e o seu programa de sequestro de carbono, aceda ao link:

 

http://sequestrodocarbono.parquebiologico.pt/

 

O cálculo do impacto das corridas dos Ases será calculado para todas as provas.

 

 

Ases pelos Ares 2009

Poiares

 

04-Abr

Perímetro Pista (km)

1

Número de voltas por corrida

15

Número  de Karts

19

Número  de corridas por jornada

2

Total (km)

800

Emissões CO2 Kart (gr/km)

72,9

Total K emissões por jornada (Ton CO2)

0,06