por Tiago Martinho

 

21 DE JANEIRO 2009

 

 

 

 

 

 

ASES VOLTAM A DOMINAR

no segunda prova do Aventura 2009

 

 

Todos os ASES elementos da equipa AsesPelosAres.com já venceram nesta edição do Aventura

 

A segunda prova do Aventura Empresas foi uma verdadeira corrida contra o tempo!

Após os treinos de Sábado passado, onde uma afinação demasiado optimista levou a um “gripanço”, a rodagem de 4ª feira não correu muito melhor. O motor voltou a agarrar por um novo erro de carburação o que obrigou a nova reparação e a uma ida extra ao kartódromo para rodar o motor pela segunda vez numa semana.

No entanto, nem tudo foi negativo em todo este processo, pois permitiu aprender um pouco mais sobre o comportamento de todo o conjunto CRG-IAME.

Chegados ao kartódromo para o dia de prova, foi perceptível logo a partir dos treinos livres que o nosso kart estava entre os mais fortes, estando agora nas nossas mãos a obtenção do melhor resultado possível.

João Araújo foi o piloto escolhido para a primeira manga, tendo feito o segundo tempo nos treinos cronometrados, logo atrás de Mário Dias da IKF. No arranque para a primeira prova, e redimindo-se duma partida menos bem conseguida na prova anterior, João Araújo passou para primeiro logo na primeira curva e completou as doze voltas no lugar mais alto do pódio, sendo pressionado durante toda a prova por Mário Dias que esperava um ligeiro deslize para consumar uma ultrapassagem que não se verificou. Em terceiro lugar ficou Filipe Morais da Intermarché 1, mas já a alguma distância dos dois primeiros.

Para a segunda manga estava escalonado o nosso piloto Filipe Matias, que rapidamente se adaptou às exigências do “novo” motor, tendo dominado a maior parte dos treinos cronometrados, de tal forma que o mandamos abrandar na última volta, onde perdeu a pole para um inesperado João Moreira! Um ligeiro contratempo que podia ter sido evitado, mas o domínio era de tal forma evidente que optamos por poupar a mecânica…no entanto agora não havia nada a fazer a não ser procurar a ultrapassagem durante a prova.

 

Filipe Matias tem sido o Ás mais azarado

 

À chegada à primeira curva, Filipe Matias tenta a ultrapassagem com João Moreira a defender-se bem…e o resultado foi um pião de Matias no final da recta! Octávio Teixeira da IKF não conseguiu evitar o (violento!) contacto e os dois pilotos acabaram por desistir ali, ambos com algumas queixas a nível físico, não sendo no entanto nada de muito grave.

Com a confusão gerada no final da recta houve algumas recuperações interessantes de pilotos que tinham partido mais atrás, mas quem venceu com à vontade foi João Moreira da GoBulling. Os treinos e as afinações de Sábado passado pareciam estar a dar os seus frutos!

Quanto à AsesPelosAres.com, o kart ficou a ser reparado e a participação na terceira manga da manhã estava à partida condicionada, dada a provável impossibilidade de participar nos treinos cronometrados pois a frente do kart tinha de ser totalmente substituída e era necessário alinhar o kart. A equipa de mecânicos do kartódromo fez o melhor trabalho possível e apesar da não participação nos treinos cronometrados, colocaram o kart à partida da terceira manga, onde seria Tiago Martinho a partir de último e a tentar recuperar o mais que pudesse. No entanto, e já na pré-grelha, um problema electrónico na ignição não permitiu que o kart arrancasse, impossibilitando assim a nossa participação na terceira manga.

A corrida foi ganha por Pedro Matos da Intermarché 1.

Após estes dois resultados negativos, Aires Azevedo partiria para a última prova da manhã com o comportamento do kart após o acidente a ser uma incógnita. O objectivo era apenas o de fazer o melhor possível manga a manga, sem pensar propriamente no resultado ao final do dia. Mesmo com as expectativas em baixa, o resultado foi manifestamente bom. Um segundo lugar nos treinos cronometrados augurava uma boa corrida, que se veio a confirmar. Gilberto Brito da equipa Intermarché 1 fez a pole-position, mostrando que esta equipa é uma candidata aos lugares da frente.

 

Os Ases na frente do Indoor Karting de Famalicão e da GoBulling também ela composta por... ASES

 

A partida decorreu sem incidentes dignos de registo e Gilberto Brito foi ganhando algum tempo para o duo que o perseguia, composto por Aires Azevedo e Pedro Ramada.

Sensivelmente a meio da prova Pedro Ramada fez uma boa ultrapassagem a Aires Azevedo, assumindo então o segundo lugar e iniciando uma perseguição a Gilberto Brito. Este “contra-atacou” e recuperou o tempo que Ramada lhe tinha ganho, mas a duas voltas do final, à entrada da recta da meta desapareceu…aparecendo depois atrás de Pedro Ramada e de Aires Azevedo, mas a um ritmo muito lento. Um problema mecânico (quebra do cabo de acelerador?) ditava a desistência e as duas voltas que se seguiram decorreram normalmente, tendo Pedro Ramada vencido a corrida e Aires Azevedo terminado em segundo, tendo ainda tempo de obter a melhor volta.

Ao final da manhã, a AsesPelosAres.com ocupava o oitavo lugar, o que não era de forma alguma a posição a que aspirávamos, mas tendo em conta os dois resultados “em branco”, não podia ser considerado negativo.

Para a parte da tarde no Circuito C (sentido inverso), o objectivo era o mesmo do final da manhã, conseguir o melhor resultado possível em cada manga sem preocupações relativamente à classificação final.

João Araújo fez a primeira prova da tarde, ficando em segundo nos treinos cronometrados, mais uma vez atrás de Mário Dias da IKF, mas por escassos 16 milésimos. Mostrando que realmente tinha aprendido a lição, João Araújo aproveitou da melhor forma a partida lançada para assumir o primeiro lugar na primeira curva, mantendo-se em primeiro durante a primeira volta. À entrada da segunda volta Mário Dias roubou a primeira posição a João Araújo na mesma curva onde havia sido ultrapassado anteriormente, sendo pressionado por Araújo até ao fim, mas mostrando que a experiência, a frieza (e porque não a idade?) são um posto, segurou o primeiro lugar até ao fim, apesar da volta mais rápida efectuada por João Araújo. Em terceiro lugar ficou Nélson Ruão da PHSom.

Foi Aires Azevedo quem partiu para a segunda manga da tarde, e ele que não se tinha adaptado muito bem ao circuito no sentido inverso na prova passada, fez um brilharete!

Autor da pole-position teve uma prestação irrepreensível dominando de princípio a fim, sempre pressionado por Renato Godinho da BridgeTeam.

Para a terceira prova da tarde Filipe Matias queria vingar o desaire da manhã. Perdeu a pole-position para Pedro Matos da Intermarché 1, mas estavam ambos com uma confortável vantagem para Paulo Jorge da McNally.

Após a partida mantiveram-se os três nas respectivas posições e à quinta volta, quando parecia que já nada faria variar o resultado final pois seguiam todos com alguma distância entre eles, Pedro Matos desiste com novo problema mecânico no kart nº.11. Matias assume a liderança e limita-se a levar o kart até ao fim, com um impressionante fosso de 11 segundos para o segundo classificado Paulo Jorge! Esta foi a maior margem de vitória registada durante todo o dia de prova. Apesar da desistência Pedro Matos obteve a melhor volta da corrida.

Destaque ainda para um desentendimento entre Fernando Charais e TóZé Ferreira enquanto lutavam pelo terceiro lugar, quando ambos discutiam a travagem no final da recta da meta, originando o abandono dos dois.

Quanto à última prova do dia, e após uma longa espera, Tiago Martinho iria finalmente sentar-se no kart em prova, naquela que seria a sua estreia pela equipa AsesPelosAres.com nesta edição do Troféu Aventura Empresas 2009.

Dominando os treinos cronometrados de princípio ao fim, bateu Luis Fernandes da A.Marinho Ouro por quase meio segundo!

 

Tiago Martinho estreou-se na equipa dos ASES com um tempo verdadeiramente fantástico. João Araújo conta com duas vitórias e dois segundos lugares

No entanto, no arranque para a última corrida, Luis Fernandes aproveitou bem o mau arranque de Martinho e assumiu a liderança da prova. À entrada da terceira volta, na mesma curva onde tinha sido ultrapassado, Tiago Martinho volta a assumir a liderança e consegue ganhar alguma vantagem a Luis Fernandes e Pedro Ramada que o perseguiam, aproveitando da melhor forma o facto de Fernandes estar a a”prender” Ramada pois já os seus pneus já se apresentavam bastante degradados. Pedro Ramada consumou a ultrapassagem a Fernandes na volta seguinte e ainda iniciou uma perseguição ao líder, mas Tiago Martinho controlou a prova até ao final. A melhor volta da corrida foi para a IKF, pelas mãos de Pedro Ramada.

Chegados ao final do dia, após vencer quatro das seis mangas em que participamos e obter dois segundos lugares nas restantes duas, a expectativa era grande quanto ao resultado final. E este foi…a VITÓRIA.

Foi uma recuperação incrível após a não participação em duas mangas da parte da manhã, apenas possível pela brilhante prestação de todos os nossos pilotos, pelo desempenho fantástico do kart e pela dedicação, à que dizê-lo, do meu pai, Manuel Martinho, sempre preocupado e disposto a ajudar, controlando grande parte dos pequenos detalhes que podem fazer a diferença.

Após esta brilhante vitória, esperamos pela próxima prova onde em princípio contaremos de novo com Rukyman, já regressado das suas férias!

 

Manuel Martinho é o "quinto elemento" que coordena toda a logística técnica entre mangas