por RUBEN AZEVEDO

22 DE SETEMBRO 2008

5ª jornada do Troféu CUMMINGS MC Kart

 

 

Disputou-se no passado sábado a 5º jornada dupla do 3º Open Cummings by MC Kart no kartodromo de Rilhadas em Fafe.

Neste troféu participa activamente o actual campeão dos ASES, Domingos Machado.

Com algumas participações temos ainda Ruben Azevedo e Agripino Lima.

De baixo de um sol escaldante, com um calor de 30º graus, apresentaram-se apenas 9 bravos á partida, registando-se muitas ausências, seguramente ainda na ressaca das férias de verão.

Após dois anos de ausência, viemos encontrar uma frota nova, com chassis Birel e os habituais motores Honda 270 cc, um conjunto muito equilibrado e interessante de conduzir, mais rápido e exigente que a frota do passado.

Nos treinos, Domingos Machado conseguiu a sua 1ª Pole do ano, tendo a seu lado Ruben Azevedo.

Na 2ª linha ficaram Alfredo Sottomayor e o Líder do campeonato António Bompastor.

A 1ª Manga teve pouca história, pois com um lote de pilotos desta qualidade, num traçado sinuoso e com uma frota exigente e equilibrada, as oportunidades de ultrapassagem são escassas.

Assim, Domingos Machado liderou de fio a pavio e venceu (4ª vez este ano), batendo Ruben Azevedo por 2 seg.

A luta pelos lugares seguintes animou a prova, com Diogo Giraldes a ser a grande excepção da corrida, pois passou 3 adversários paulatinamente, conquistando o 3º lugar na penúltima volta a António Bompastor.

Mário Costa foi 5º aproveitando a ultrapassagem de Diogo Giraldes para passar também Alfredo Sottomayor.

Pedro Rebelo, Hugo Silva (a braços com o único kart menos perfomante do lote) e Joaquim Bompastor completaram a classificação.

Com apenas 9 pilotos, decidiu-se inverter a grelha na sua totalidade (em vez dos habituais 8 primeiros), pelo que Joaquim Bompastor e Hugo Silva ocuparam a 1ª fila.

Esta 2ª Manga foi por isso mais animada, com Hugo Silva e Alfredo Sottomayor a passarem pela liderança, mas foi Diogo Giraldes com uma corrida notável, que acabou por conquistar a vitória (3ª da temporada), batendo Alfredo Sottomayor por 3 seg.

Domingos Machado conseguiu subir ao último lugar do pódio, Ruben Azevedo segui-o no 4º lugar, Hugo Silva foi 5º, resistindo á aproximação final de Pedro Rebelo. Mário Costa foi 7º (saiu-lhe a fava, o kart de Hugo Silva) e Joaquim Bompastor completou a classificação. António Bompastor abandonou nesta 2ª manga, não resistindo ao calor que se fazia sentir.

No campeonato, Domingos Machado recuperou a liderança a António Bompastor, Diogo Giraldes fez uma excelente operação e subiu para 3º, por troca com Mário Costa, Alfredo Sottomayor manteve o 4º e Hugo Silva o 6º. Destaque ainda para Ruben Azevedo que em apenas 3 provas conquistou 80 pontos, podendo ainda ser candidato ao apuramento para a TIT.

Comenta esta notícia no FORUMdos ASES!!